quinta-feira, 13 de maio de 2010

A Importância da Ciência

                                                           CIÊNCIAS HOJE


“O QUE ESTÁ SENDO ENSINADO AOS FUTUROS PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS”

CONHECIMENTO CIÊNTIFICO, SEU ENSINO E APRENDIZAGEM: ATUALIDADE DO CONSTRUTIVISMO, QUEIROZ, G.R.P. E BARBOSA LIMA, M.C. INSTITUTO DA FISICA – UERJ

GLORIAPE@UERI.BR E BARDOSA@UERI.BR

NO TEXTO, O AUTOR BUSCA O SENTIDO DAS VERDADEIRAS RAÍZES DO CONSTRUTIVISMO, E A IMPORTÂNCIA DO MESMO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E O ENRIQUECIMENTO CIÊNTIFICO PARA O CONHECIMENTO DA CIÊNCIA. SÃO VÁRIOS OS ESTUDIOSOS E DIVERSOS AS DEFINIÇÕES ACERCA DO CONSTRUTIVISMO, É NA CIÊNCIA QUE O “CONSTRUIR” VIRA OBJETO DE INTERAÇÃO ENTRE O CONCRETO E AS ESPECULAÇÕES DO SER HUMANO QUE SEMPRE BUSCA ALGO NOVO. O AUTOR DEIXA CLARO QUE A PARTIR DESSAS ESPECULAÇÕES E DA INTERAÇÃO COM O MEIO, QUE NEM TODA TESE É ÚNICA E PERMANENTE, TUDO SE REFORMULA. O QUE ESTÁ SENDO ENSINADO AO FUTURO PROFISSIONAL NA AREIA DE CIENCIAS QUAL O SEU CONCEITO, QUE TIPO DE TESE ELE DEFENDE, QUAL A SUA DIDÁTICA E SUA POSTURA EM RELAÇÃO À CIENCIA DO CONSTRUTIVISMO, COMO ESSES ALUNOS ESTÁ SENDO ESTIMULADA PARA O MERCADO DE TRABALHO. ESSA É UMA DAS PROCUPAÇÕES EM RELAÇÃO OU FUTURO PROFISSIONAL NA ÁREA SE ESTÁ ESTIMULANDO A CAPACIDADE DO ALUNO AO ENSINO APRENDIZADO, O DEIXANDO COLOCAR O SEU LADO CRÍTICO E RESPEITANDO O SEU PONTO DE VISTA EM RELAÇÃO À CIENCIAS.

PODEMOS OBSERVAR QUE OS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE CIÊNCIAS TENDE CADA DIA MAIS A SE ENQUADRAR NAS EXIGÊNCIAS DIDATICAS E METODOLOGICAS PARA O ENSINO E APRENDIZADO DOS ALUNOS E DELE PRÓPRIO, ESTANDO SEMPRE BEM ATUALIZADOS MEDIANTE AS MUDANÇAS CONSTANTES NA ÁREA DE CIÊNCIAS DECORREENTE DAS INUMERAS DESCOBERTAS CIÊNTIFICAS QUE ACONTECEM A TODO E QUAL QUER MOMENTO, TORNANDO-SE PESQUISADORES CONSTRUTIVISTAS E FORMANDO PESSOAS CAPAZES DE FORMULAR SUAS PRÓPRIAS OPINIÔES AOS CONTEÚDOS LANÇADOS POR ELES, RESPEITANTO O CONHECIMENTO E A BAGAGEM DE CADA UM. O ALUNO DE CIÊNCIAS DE HOJE NÃO PODE SE BASEAR SÓ NO SEU APRENDIZADO ACADÊMICO, MAIS NO CONHECIMENTO TRAZIDO PELO ALUNO TORNANDO-SE MATERIAL DE PESQUISA, A CIÊNCIA É CADA VEZ MAIS UMA COLEÇÃO DE LEIS, FATOS E ACONTECIMENTOS QUE A MENTE HUMANA CRIA E COMPROVA, BASEANDO-SE NO CENSO COMUM, COMPROVADO COM A TESE CIÊNTIFICAMENTE COMPROVADA.

DANIELA MENDES, ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA, 3º SEMESTRE- UNIFACS, PROFESSORA DO FUNDAMENTAL I, PELA ESCOLA ADÃO GRAÇA DE OLIVEIRA – PORTO SEGURO- BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário