quinta-feira, 13 de maio de 2010

Didática e Currículo

1) Como vimos didática é a arte ou técnica de ensinar, mas ensinar é uma ação que está relacionada aos processos histórico-sociais e culturais; Refletindo sobre a didática percebemos o quanto é importante para os educadores, o estudo da didática em sua formação.


Para Candau (1999, p.23), didática é o: Conjunto de relação estabelecido nas práticas pedagógicas.

Envolvendo: um fazer, pensar e refletir, tendo como princípio

O delineamento do que se ensina como se ensina e os princípios

Teóricos que fundamentam tais ações.

Sendo assim, a pratica pedagógica precisa ser compreendida, na perspectiva da didática, ou seja, considerando todas a relações que evolvem a relação ensino-aprendizagem, desde o planejamento até a avaliação.

Os processos didáticos são compostos por relações intencionais no campo do ensino-aprendizagem. E seus sujeitos são: Educando e Educador.

Ambos se juntam para realizar mediações necessárias à construção significativa do conhecimento.

Os percursos pessoais, as histórias de vida, as leituras de um mundo que fazem parte das estratégias de comunicação social e de produção do conhecimento dentro e fora da escola.

Se, aproveitar e valorizar essas vivências e experiências no contexto da sala de aula, os educadores podem criar oportunidades de participação coletiva e de construção colaborativa de aprendizagem na configuração dos encontros didáticos.

Conforme os estudos do espanhol Antonio Zabata: os sujeitos têm como desafio contemporâneo construir competências, para uma atuação plural e eficaz nos contextos sociais e produtivos.

A Didática procura explicar os processos educativos considerando que as diferenças individuais podem contribuir para a criação de um ambiente mais rico, construtivo e significativo de aprendizagem.

Segundo, os estudos de Ilma P. Alencastro Veiga (1992): técnicas de ensino podem ser classificadas de varias formas. Podem ser:

• Individualizantes: leitura silenciosa, exposição verbal, estudo de texto...

• Socializantes: seminário, debate, discussão...

• Ecléticas: projetos de investigação, painéis, construção de mapas conceituais...

Assim considerar distintas e ricas possibilidades no processo metodológico de produção e apropriação do conhecimento.

2) – Tanto a organização quanto o planejamento do ensino , são importantes para desenvolver os processos pedagógicos; considerando as concepções históricas-críticas de educação, essa organização ajuda integrar atividades e dispositivos educativos que viabilizam e articulam em diversos tipos de conteúdos que garantem ao educando condições para desenvolver o “aprender a aprender”.

Um dos momentos fundamentais da organização do ensino se revela por meio do processo de planejamento das ações pedagógicas.

O planejamento de ensino nos da oportunidade de reflexão crítica sobre os próprios objetivos da educação e sobre o nosso papel na sociedade.

A organização e planejamento, ambos são importantes para a didática, pois garantem a qualidade dos processos pedagógicos.
Pedagogia em foco segue o link:
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/fundam02.htm


                                                                                                                                                Maria Rozelha R. N. Magno.

                                                                                                                                                Porto Seguro – BA 19/03/2010.

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