quinta-feira, 13 de maio de 2010

Conhecimento

A importância do conhecimento



A transformação didática como intermediadora entre o conhecimento científico e o conhecimento escolar, revista eletrônica de ciências da educação, campo largo, v.7, n.2, nov. 2008. Lucas Dominguini, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Tendo em vista os questionamentos e alusões feitas ao longo do texto, no que tange a respeito da transposição didática, conhecimento cientifico e conhecimento escolar; nota-se o quanto tal assunto vem trazendo discussões e criticas diversas.

O texto relata a importância do conhecimento na vida das pessoas, mostrando como é essencial o conhecimento para a socialização do homem com a natureza. Dá ênfase ao conhecimento cientifico e todas as suas peculiaridades, tentam mostrar ao leitor, que o ensino escolar transmite apenas uma parte de conhecimento, de uma forma simples e direta com o objetivo de fazer o aluno entender aquilo que se está sendo falado, para que ele consiga adquirir ao menos um conhecimento básico para a vida. Sendo que o conhecimento cientifico é transformado em conhecimento escolar através de uma transposição didática, que é feita pelo professor em sala de aula adaptando o conteúdo a realidade dos alunos.

Quando paramos para olhar por esse ângulo, percebemos a importância da transposição didática, seria quase impossível levar para uma sala de aula todo um conteúdo de uma forma cientifica, assim, dificultaríamos o aprendizado do aluno, sendo, que muito do conhecimento cientifico já faz parte do conhecimento geral só que de forma popular, não deixando de ser conhecimento, mas, simplificado e de fácil acesso e entendimento a todas as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário