quinta-feira, 13 de maio de 2010

Educação Especial

       A palavra inclusão é defenida no dicionário como a "[...] relação entre dois termos, um dos  quais faz parte ou da compreensão ouda extensão do outro." Bader Sawaia (2001)², estudioso da Psicologia Social, no seu livro Artimanha da Exclusão, apropia-se dessa ideia, estabelecendo uma ligação direta entre inclusão e exclusão. Na perspectiva do autor, não é possivel conhecer o significado de um, sem sem significar também o outro, ou seja, ao falarmos de exclusão estamos descrevendo também o seu contraponto, o conceito de inclusão. Atualmente, à palavra inclusão têm sido agregadas outras expressões que delimitam ou ampliam o seu significado, como por exemplo, "inclusão escolar", "inclusão social", inclusão profissional", entre outras..
    
         A inclusão, portanto, segundo o autor citado, trata de um embaraçado dramas histórico-sociais - a questão dos indios, dos pobres, dos negros, dos deficientes, dos migrantes e muito mais - que radificam as desigualdades existentes na sociedade, permitindo que as regras ditadas por grupos dominantes sejam mantidas, através de de um mecanismo perverso de inclusão. Pela lógica do autor, a exclusão de uns existe para garantir a inclusão de outros. Padrões criados socialmente é que sustentam as ações de exclusão. Infelizmente vivemos numa sociedade exatamente assim como fala esse autor, mas existem lutadores no meio social para que a inclusão seja realmente valorizada sem ter que excluir outros.

Para saber mais sobre inclusão acesse o link abaixo.
 http://www.revistaescola.abril.com.br/inclusão

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