quinta-feira, 13 de maio de 2010

Prática Pedagógica

Evolução da Pratica Pedagogica.


Texto: A Prática Pedagogica e a Construção do Conhecimento Cientifico. Sandra Regina Gardacho Pietrobom. Aluna do mestrado em educação da PUC-PR. Professora do curso de pedagogia da Universidade Federal do Centro Oeste.



O texto requerente faz um abordagem histórica muito interessante sobre a prática pedagógica.

A autora trata com clareza as fases pela qual passou a educação, antes voltada para o meticismo e crenças, tendo Deus como centro (teocetrismo), depois passou para a visão racionalista (antropocentrismo).

Ela enfatiza suncintamente alguns principios para que a prática docente favoreça a construção do conhecimento, cita nomes de varios estudiosos e suas concepções que dão suporte e complementam sua pesquisa.

Uma caracteristica marcante da evolução do conhecimento científico tratado pela autora acontece na mordeniddade onde o homem passou a ser visto como ser pensante

A “bagagem” do aluno, suas vivencias e experiências passaram a ser tratadas como ponto de partida para o desenvolvimneto das práticas pedagógicas, também faz considerações a cerca do desafio dos educadores quando propõe a ruptura da visão fragrimentada, sugerindo a interdisciplinaridade.

É possível afirmar que esse texto traz um apanhado de informações, traçando uma “linha do tempo” sobre a evolução do conhecimento e a prática pedagógica de suma importância para o fazer docente atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário