domingo, 2 de maio de 2010

Resenha




Tempos Modernos
Na expectativa de uma Educação de qualidade...
Grupo: Vencendo Barreiras e Conquistando Vitórias.
Lilian, Maria Do Carmo, Maria Rozelha, Rute Neuda.

“O PAPEL DO TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DO ALUNO ADOLESCENTE”
Gerson Tenório dos Santos - Coordenador do Curso de Letras da Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO)


O texto de divulgação científico dá elementos para que o aluno compreenda outras áreas do conhecimento – História, Geografia, Ciências etc. A notícia e a reportagem colocam o jovem em contato com o que está acontecendo em seu bairro, no país ou no mundo com reflexos em seu dia-a-dia, levando-o a adotar um posicionamento consciente e até mesmo uma atuação a partir desse conhecimento. É por meio da linguagem que expressamos idéias, pensamentos e intenções; por meio dela estabelecemos relações interpessoais, tão importantes para o adolescente que está em busca da sua identidade. Muita gente ainda trilha o caminho tradicional da tradução de textos e da memorização de vocabulário. Já há teoria e prática suficientes para dizer que essas não são as melhores opções. O professor tem como importância dar continuidade a Divulgação Científica de modo a intensificar o raciocino e instrumento e instrumentalizar o domínio da escrita, isso dará ao aluno maior expressivamente gerando conceitos. Uma tarefa importante do mestre é informatiza a lingüística intermediando conhecimento gerando a busca do aluno, discutindo aspecto despertando curiosidades, colocando tudo em conjunto. Conforme vimos no texto a UNESCO divulgou a trágica notícia, de que os nossos jovens brasileiros estão terminando a sua escolaridade obrigatória e muitos não têm a habilidade de leitura, foi um potencial muito baixo. Entre as três áreas avaliadas; leitura, matemática e ciências. O Brasil apresentou um nível muito baixo, 84% dos adolescentes avaliados apresentaram habilidades abaixo do nível 2, Ressaltando ainda que desse total temos 33% no nível 1 e 23% abaixo do nível 1, é uma vergonha para nós brasileiro ouvir um percentual desses; realmente triste . Hoje cada vez mais em nossa sociedade, a leitura é fundamental para nos associarmos, de acordo o relatório da UNESCO, a leitura é essencial para se obter êxito nas sociedades, na vida moderna dependendo muito de se acessa adequadamente, administrar, integrar, avaliar e refletir sobre a informação escrita, e para isso precisamos , lê textos e livros, variados, etc... O que percebemos na educação de modo geral, existe vários aspectos que levou o Brasil nesse percentual de um nível tão baixo. Entre eles estão a falta de interesse dos professores, a falta de oportunidades, a falta de motivação, socioeconômico, Etc. De um modo geral poucos dão importância ou nenhum interesse em sala de aula. Atualmente, com as novas perspectivas da análise do discurso tem-se, abordado questões que envolvem a divulgação cientifica, especialmente aquelas que dizem respeito á neutralidade e ausência do sujeito na fala científica.

Porto Seguro – BA, 29/03/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário